top of page
03- Chamada FLIR.png

FALTAM

Sobre a FLIR

MARCA FLIR VERTICAL.png

O Clube Renascença, território memória de belezas pretas, nasceu de uma interdição de corpos de mulheres e homens negros. Desta restrição/opressão ao corpo preto, a festa, ao lazer, ao convívio social, surgiu a gargalhada farta e contagiante, pois "um sorriso negro, um abraço traz felicidade", o Renascença espaço para celebrar a vida de negras, negros e negres.

 

A Festa Literária do Renascença - FLIR convida para celebração das culturas pretas com rodas de conversa, shows de samba, exposição de fotos, além da divulgação das artes de empreendedoras e empreendedores, visando fortalecer a cadeia de produção criativa em suas pluralidades. É o nosso Rena expandindo sua potência para além das margens territoriais do Rio de Janeiro, chegando ao Brasil e ao mundo. Uma festa literária para celebrar a palavra viva no papel, no corpo com tintas, salivas, memórias, paixão, desejo e o gozo de existir.

 

Há, neste movimento de vida em palavras, a filosofia de mandingas ancestrais, a ginga de capoeira e o samba miudinho. A poética de encantamento em "pretuguês" materializa a liberdade. Ao contar nossas histórias, nos aproxima e nos desloca em tempos/territórios de opressão e morte, para o gozo de ser quem somos amanhã, ontem e hoje.

No futuro espelha-se a ancestral potência da re-existência presença às determinações do saber hegemônico colonial, racista, machista e LGBTfóbico.

Selma Maria | Curadora
Equipe FLIR

icon rodas de samba.png

RODAS DE SAMBA

icon fotografia.png

eXPOSIÇÃO fOTOGRÁFICA

icon rodas de conversa.png

rodas de conversa

icon feira.png

Feira de artesanato

RODAPÉ LOGO FUNDO BRANCO.png
bottom of page